Ache aqui...

28.11.14

SABE O QUE EU PENSO SOBRE A SEMANA DE AÇÕES VOLTADA À SAÚDE DA FAMÍLIA – PROMOVIDA PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO DOMINGOS?

Em Primeiro lugar, só por sugestão, o nome da Campanha da secretaria Municipal de Saúde de São Domingos, realizada entre os dias 24 e 26 deste mês, deveria ser chamada: “Prefeitura Promove Semana De Orientação Ao Combate À Dengue”, e não “Semana de Ações voltadas à saúde da Família”. Sabe por que? Porque não se viu nada de excepcional, de diferente, nem fora do comum, do que acontece no atendimento à saúde do município.

imagem ilustrativa
E eu digo mesmo com relação ao combate à Dengue! Além, claro de algumas palestras.
Já combatemos a falta de atendimento médico em outras gestões, do horário que as pessoas tem de estar para marcar uma consulta ou exame, através do sistema do SUS (bem cedinho, ou até de madrugada), e que muitas vezes nem conseguiam êxito. Mas, hoje ainda continua o mesmo. E olhe que é uma nova gestão.
Médico! graças ao “Mais Médicos” do Governo Federal, e aos cubanos! Se não, quantos médicos teríamos; pra quem prometeu tanto, um helicóptero de auto atendimento ainda seria pouco! rsrs.

        Os veículos de transportes de saúde deste município, a gente vê por aí, poucos, e quase todos sucateados em tempo recorde!
O que temos visto é denúncias, e mais denúncias, com relação ao serviço de saúde. E olha que muita gente ainda tem receio em denunciar!
imagem ilustrativa

Não estamos, aliás, não vi nada de especial nesta semana de ações voltadas à saúde da família! Que diga-se de passagem a população nem se deu conta, tanto foi a grandiosidade da programação.

Enquanto ao combate à dengue, que sabemos é uma luta de todos e diária, ainda não está sendo o suficiente. Minha casa por exemplo, a última visita de um agente foi em 24 de abril de 2014, e de lá para cá não veio mais.

A quem querem enganar! E olha que recurso a gente sabe que tem!
Pois todos nós sabemos, que a saúde municipal detém de recursos federais carimbados, puro e exclusivamente para ela, para atender aos seus programas e planos.

Eu sei também que a Secretária, muito embora ela seja a responsável pela Secretaria, de nada tem culpa. Sei da sua extraordinária capacidade e conhecimento da área, mais se sabe que tudo depende do senhor gestor municipal, ditador (como disse o Vereador Marquinho do PT, seu aliado na Câmara)! É ele quem ‘dita’.


*Texto originalmente de responsabilidade de Isaias Martins

24.11.14

ATÉ QUE PONTO AS INFORMAÇÕES DE UM PORTAL DE TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL CONDIZ COM A VERDADE?

Imagem meramente ilustrativa

        Senhores,

        Grande parte do cidadão brasileiro sabe da obrigatoriedade que as prefeituras tem de prestar as informações à sua população. É claro, respeitando a liberdade, e a privacidade de algumas informações.

Desde maio de 2013, esta obrigatoriedade foi ainda mais aperfeiçoada, por força da sanção de completo na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF - (Lei Complementar nº 101, de 4de maio de 2000), ainda no Governo Lula. Graças a esta Lei, é permitido ao povo acompanhar quase que em tempo real, as informações de receitas e despesas de um município.

Mas, até que ponto estas informações são verdadeiras?

Tenho ouvido falar que o gestor pode postar as informações ao portal de transparência em um site da internet, e após serem postadas, essas informações podem ser alteradas, complementadas e até mesmo retiradas.

Isso é verdade?

Isso é legal?

Um cidadão, por exemplo, pode ver uma informação de um pagamento ou de uma receita hoje, e amanhã esta informação pode não está mais lá?

“Que princípio é este”?

Eu não acredito que podem chegar à este ponto!!!!

Acredito sim, no equívoco de informações, no erro de uma digitação, mas, ao ponto de se forjar informações, à isto sou indiferente!


(Há necessidade de um complemento deste assunto numa próxima postagem)*...

®Tudodesaodomingos 2011* Direitos Reservados!